
Homens valorizam a vaidade e impulsionam o crescimento de negócios ligados a estética.
Quem disse que se preocupar vaidade não é coisa de homem? A procura masculina por um ambiente descontraído e que supre as expectativas em relação a sua apresentação pessoal está cada vez maior. O Brasil já é o segundo maior consumidor mundial de cosméticos para homens, segundo dados da Euromonitor International.
Quem investe nesse ramo está se dando muito bem. Contrário ao mercado da beleza que caiu 8%, o setor de barba, cabelo e bigode se fortaleceu após o resgate do estilo “barbudão”. A volta do hábito de frequentar barbearias, procurando ajuda profissional para se cuidar, só comprova o quanto o homem moderno passou a enxergar a barba como seu cartão de visitas.
O retorno do estilo que já ganhou alguns apelidos como “lenhador”, mostra sua força até mesmo na queda das vendas de produtos destinados a remoção dos pelos faciais. Em 2013, gigantes do ramo de produtos de higiene pessoal já apresentavam sintomas preocupantes com a gradativa ausência de interesse do homem comum em tirar a barba. Com uma retração de cerca de 10% das vendas, calcula-se que as perdas somaram mais de US$2,3 bilhões.
Na contramão dessa recessão, a esfera de barbearias e cosméticos masculinos dobrou seu faturamento. De 2012 a 2016 foi registrado um crescimento 539%.
Serviços e diferenciais
Muito além do básico trio “barba, cabelo e bigode”, as barbearias se adaptaram às necessidades do homem moderno. Investindo no que antes era visto como exclusividade feminina, grandes empresas do setor também apostam em várias outros serviços. Massoterapia e massagem, depilação, podologia e manicure são os mais populares.
Para atrair clientes e criar um clima mais descontraído, além de cuidar da vaidade, os homens também vão a barbearia para se divertir. Mesas de jogos, pôquer, fliperama, sinuca e video-games. Transmissão de partidas de futebol, aperitivos e cervejas com rótulos especiais. É nesse clima agradável que os barbudos fazem a festa. Inclusive, a famosa tradição do “dia das noivas” ganhou uma releitura para eles, para se aprontar e curtir com os amigos antes de subir ao altar.
Dia-a-dia movimentado
Para se destacar ainda mais entre a concorrência, muitas barbearias se tornam ponto referência de lazer na cidade. Os estabelecimentos promovem várias atrações que vão muito além de seus serviços básicos. A Confraria da Barba, por exemplo, realiza eventos em seu espaço unindo outras paixões dos homens. Há cursos de pôquer para quem quer iniciar sua jornada no mundo da jogatina. Flash day com barbeiros, tatuadores, beer truck, food truck, banda e DJ. Já rolou até visita do carro da Stock Car da Eisenbahn.
A expansão e o crescente investimento neste mercado comprovam que o novo estilo do homem vaidoso veio mesmo para ficar.
FONTE: http://www.confrariadabarba.com.br/vaidade-masculina-aumenta-e-impulsiona-barbearias/
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